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Top 10 inadequações gramaticais (ou não) em redações – Parte 2

O cursinho pré vestibular Oficina do Estudante de Campinas traz para conhecimento de todos os leitores que irão prestar os melhores vestibulares do país.

Top 10 inadequações gramaticais (ou não) em redações – Parte 2 - Cursinho Campinas - Pré Vestibular - OFICINA DO ESTUDANTE
Gramaticando (Foto: Google Imagens)
Top 10 inadequações gramaticais (ou não) em redações – Parte 2
E aí, gente! Tudo bom com vocês? Vamos agora à segunda parte dos dez erros gramaticais mais comuns em redação. Atenção que, além de terem maior frequência, são os que mais pesam para descontar sua nota... Vamos a eles?

Número 5 – Concordância
Cuidado com a concordância no seu texto. Lembre-se sempre de mantê-la entre os termos (gênero e número, por exemplo). Os erros mais frequentes ocorrem em períodos muito extensos, nos quais são mais fáceis de se esquecer da concordância.

Exemplo do que NÃO deve ser feito: As pessoas costumam ter atitudes estranhas e fora que é esperado, que contraria a lógica da população mundial e incomoda muita gente.

Número 4 – Colocação Pronominal
Cuidado com a colocação dos pronomes oblíquos átonos (os que funcionam como objeto da oração, tipicamente me; te; se, o, a, lhe; nos; vos; se, os, as, lhes). Tais pronomes não podem aparecer no início da oração, ou seguidos de sinais de pontuação. Nos outros casos, recomenda-se a próclise (iniciar a frase com pronome oblíquo).

Exemplo do que NÃO deve ser feito: Me chamo Ivan (o correto seria “Eu me chamo Ivan”) - Não chamo-me Ivan (o correto seria “Não me chamo Ivan).
Número 3 – Repetições
Evite repetir muitas vezes o termo. Isso é extremamente comum e prejudica muito a coesão e fluidez da leitura. Note o exemplo abaixo do que não deve ser feito, que já contem dicas.

Exemplo do que NÃO deve ser feito: Repetições da mesma palavra prejudicam o texto, uma vez que a mesma palavra dita várias vezes torna a leitura daquela palavra estranha e irritante para o corretor que lerá a palavra. Recomendo que encontre um sinônimo dessa palavra e que assim não tenha que repetir tanto a palavra em questão.

Número 2 – Acentuação

Sempre é válido relembrar as regras de acentuação. A ausência de um acento ou outro não configura a perda de pontos. Porém, normalmente quando uma pessoa erra algum acento, costuma errar todos da mesma regra. As três regras que mais são esquecidas são:

Paroxítonas terminadas em ditongo crescente: SEMPRE são acentuadas (férias, influência, ciência)

Oxítonas terminadas em A/E/O: SEMPRE são acentuadas (busca-lo, socorrê-la, Pará, avô)

Proparoxítonas: SEMPRE levam acento (crônica, sílaba, simpático)
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Gramaticando (Foto: Google Imagens)
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Gramaticando (Foto: Google Imagens)
Número 1 – Pontuação
Pontuação é a maior causa de erros em redações. Primeiramente, recomenda-se sempre que usem períodos curtos. Evite frases longas, são mais difíceis de pontuar. Por fim, atenção extrema ao uso de vírgulas. As principais formas de se errar a vírgula são:

Adjunto Adverbial deslocado: Sempre isolado por vírgulas (Eu, particularmente, não concordo).

Vocativo: Sempre separado por vírgulas (Boa tarde, alunos!)

E não se esqueça disso: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, separe sujeito do verbo com vírgula.

Exemplo do que NÃO deve ser feito: A época moderna onde todos vivemos atualmente, passa por mudanças (aliás, essa frase possui várias inadequações aqui listadas. Caso não notou, releia o artigo anterior)

E então, ficou claro o conceito? Qualquer dúvida, entre em contato.

Um beijo no coração e até a próxima.

Ivan Perina, professor de Língua Portuguesa, Graduando em Letras pela UNICAMP
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